terça-feira, 15 de maio de 2012

Isabel dos Santos

Filha mais velha do presidente angolano, José Eduardo dos Santos, e da sua primeira esposa, Tatiana Kukanova, viveu grande parte da sua vida em Londres onde estudou engenharia eléctrica. 

Casou com Sindika Dokolo, natural da República Democrática do Congo, em 2003, protagonizando um dos maiores casamentos da história de Angola (festa de 4 milhões de dólares, 1000 convidados, aviões fretados).

Da sua união nasceram 3 filhos, actualmente com 4, 7 e 8 anos, no entanto é na vida empresarial que esta mulher se destaca. Dona de um império extraordinária, mantém a sua vida pessoal bastante discreta e simples.


Começou por gerir um clube de praia na ilha de Luanda, o Miami Beach, mas foi a Urbana 2000 (empresa que detinha o monopólio de limpeza e prestações de serviços de saneamento de Luanda) que abriu-lhe as portas para o negócio e ascensão da empresária. 

Pela mão de Noé Baltazar, na altura presidente da Endiama, entra na Empresa Nacional de Diamantes de Angola (2º maior fonte de rendimento de Angola, após o petróleo) onde inicia a construção de um império financeiro nacional e internacional extraordinariamente notável.


Esta semana, na Visão, podemos ler algumas curiosidades sobre a mulher que revolucionou o mercado financeiro português durante a crise e foi considerada uma das 10 mulheres mais ricas de África pela revista norte-americana Forbes.


Com negócios na área da banca, energia e telecomunicações, mantendo-se atenta aos cimentos, distribuição alimentar e arte, a "princesa", como é conhecida, gastou mais de 82 milhões de euros no nosso país em apenas 15 dias. Cá por casa eu chamo-a de "madrinha".


A sua fortuna foi avaliada em 170 milhões de dólares e é considerada a mulher mais poderosa e rica em Angola e África subsariana.

Sem comentários:

Enviar um comentário